Uma nova história, um novo tempo...

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Happy Guy Fawkes Night!

Dia 5 de novembro os ingleses tem uma comemoração que, particularmente acho meia estranha, mas eles adooooooram, e aqui é tão importante quanto reveillon!


Vou tentar explicar o porque dessa comemoração com informações dadas pelos meus professores ingleses, o que significa que qualquer informação errada ou adicional é culpa deles ou mero erro de interpretação durante o meu processo de aprender inglês! (risos) Vamos lá...
Aconteceu que nesse dia, dia 5 de novembro do ano de 1605, um camarada que não estava satisfeito  com as leis (e afins) da Inglaterra, me coloca um monte de bombas no Parlamento na tentativa de explodir o local e matar o Rei! Mas ele não obteve sucesso e pro seu (imenso) azar, as bombas não explodiram, e muito menos o Rei morreu! Com isso, o camarada foi preso, enforcado, seu corpo foi puxado por cavalos sendo arrastado por toda a cidade, seus órgãos foram retirados e seu corpo cortado em 4 partes... tudo isso para demonstrar ao povo quem realmente mandava: o REI!


E agora é que vem a pergutinha báaaasica: de onde sai uma comemoraçào disso tudo? 
Obs: Se nesse exato momento voce acha que o povo é esquisito, eu concordo plenamente! rss 
Agora respondendo a perguntinha báaaasica, eles comemoram justamento porque o moçinho não conseguiu explodir o parlamente e nem matar o Rei... e até hoje eles levam isso a sério! Não chega a ser feriado porque eles são viciados em trabalhar hahaha mas é quase isso... eles se reúnem para comemorar ou na casa de familiares, ou de amigos, ou em restaurantes, fazem festa, tem comida típica (maça-do-amor - deliciosa por sinal!!!), e até musiquinha:


"Remember remember 
the 5th of november 
gunpowder, treason and plot! "  


(tem que ver meu professor cantando ela hahahahaha)


Eles também tem uma brincadeira de ficar arrecadando dinheiro pra comprar material pra fazer um boneco. Daí eles fazem uma fogueira e jogam o boneco nela, porque na verdade o boneco representa o tal camarada! Sem contar na queima de fogos!!!!!!! Tá, não é nenhum espetáaaaculo do reveillon de Copacabana, mas eles se esforçam!! hahahaha 


Para mais informações históricas pra tudo isso que eu falei (com direito a fotinhas até do boneco na fogueira!!!) ~> http://en.wikipedia.org/wiki/Guy_Fawkes_Night


Agora onde eu encaixo nisso tudo... 
Um amigo inglês da Hillsong, alugou um barco para dar uma festa nesse dia de comemoração inglesa. Ele chamou alguns amigos e a intenção era ver a queima de fogos no famoso Rio Thames, que é onde se tem uma ótima vista tanto do coração de Londres, tanto da queima de fogos. A intenção até que foi boa, pena que choveu (pra variar!) e os fogos (foram tão rápidos e tão poucos que eu mal me lembro - mas os ingleses falam que é "A" queima de fogos! ok ok, deixa os humildes serem felizes que isso não faz mal a ninguém né hahahahahaha) Mas valeeeu!! A festa no barco dando um rolé no Rio Thames foi ótimaaa e com certeza fez parte da minha história aqui em Londres.


Então, Happy Guy Fawkes Night pra todos ! =)








~> O dinheiro dos ingressos dessa festa foi revertido em doação para um projeto da Hillsong, que trabalha na África tirando as crianças da prostituição. =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário